quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Programação (12 de setembro)

Manhã
8h – Abertura e depois:
- Teatro circense, com alunos da Escola Senador Salgado Filho (Programa Mais Cultura), de Uruguaiana;
- Início da oficina de teatro;
- Música com alunos do 102;
- Teatro do 2º ano (professora Luci);
- Encenação teatral sobre um fragmento de texto de Shakespeare, com alunos da Escola Salgado Filho (Programa Mais Educação);
- Visitação ao workshop sobre a obra de Lourenço Cazarré;
- Projeção de filmes produzidos pelos alunos sobre os livros de Lourenço Cazarré;
- Visitação ao workshop sobre a obra de Lourenço Cazarré;
- Encenação baseada no livro Os bons e os justos, de Louranço Cazarré (produção e apresentação do 101, 102 e 103)

Tarde
14h – Reabertura e depois:
- Peça teatral O pescador, o anel e o rei (alunos dos anos iniciais);
- Peça Os marcianos estão chegando, baseada no livro homônimo de Lourenço Cazarré);
- Apresentação teatral da educação infantil (prof. Cláudia);
- Projeção de filmes produzidos pelos alunos sobre os livros de Lourenço Cazarré;
- Visitação ao workshop sobre a obra de Lourenço Cazarré;
- Peça teatral A bela e a fera (alunos das séries iniciais);
- Música com Larissa e Gilliard (Programa Mais Educação);
- Teatro Além do arco-íris, com o Grupo Eu Teatro, Tu Teatras, de Urugauaiana;
-Apresentação da Invernada de danças Sentinela do Minuano.

Noite
19h- Reabertura e logo depois:
- Peça teatral (adulto) A lenda do Negrinho do Pastoreio, com o Grupo Eu Teatro, Tu Teatras, de Urugauaiana;
- Visitação ao workshop sobre a obra de Lourenço Cazarré;
- Encenação baseada no livro Os bons e os justos, de Louranço Cazarré (produção e apresentação do 101, 102 e 103);
- Show de encerramento com Laura Guarany e grupo.
*O workshop ocorre nas várias salas de aula.

Resumo do livro Os Bons e os Justos - Lourenço Cazarré

Walter é um delegado recém-formado que perante várias confusões exercendo sua função é transferido para a delegacia de uma cidadezinha interiorana. Ao chegar na cidade conhece uma moça que está detida por ter sido flagrada com drogas, esta se chama Tereza, Walter é atraído a sela em que ela está pelo som da flauta que invade seus ouvidos. Ao vê-la aflora dentro de si uma curiosidade em saber de onde aquela moça tão bela havia surgido, porque ela estava ali, qual era a vida que ela tinha?
Tereza é solta e assim, tão subitamente como havia entrado na vida Walter, ela sumiu pela rua vazia que levava a delegacia. Walter começou a procura-la pelas ruas da cidade e pelos bares em que ele, para beber, passou a frequentar. Encontravam-se nas ruas algumas vezes e assim, passaram a viver juntos um amor intenso e marcado por desencontros e preconceitos, pois Walter era um delegado negro e Tereza uma drogada.
Walter viveu grande parte de sua vida em uma comunidade pobre, sua mãe o criou com muito sacrifício e seu pai era alcoólatra, estudou muito e assim conseguiu se formar com êxito em direito. Por sua vez, Tereza viveu desde sua infância com muitas mordomias, porém, o que lhe desagradava eram as exigências de sua mãe para que ela fosse uma senhora da sociedade.
Os dias passam, até que em uma manhã fria, Walter é acordado pelo som das batidas na porta de seu quarto, ao ver quem é percebe que ali estava um dos funcionários da delegacia, este relata que precisam da presença do delegado imediatamente, pois havia ocorrido um crime na cidade. Chegando ao local do crime Walter é informado que o homem, que ali estava debruçado no banco, tinha sido morto durante a noite e que este é um oficial do exército.
Walter reconhece o homem que ali está e diz que ele era um bêbado e preconceituoso, eles tinham se esbarrado em um bar numa noite passada e o oficial tinha o tratado com deboches preconceituosos. Diante das acusações feitas por Walter o comandante do exército diz que as acusações são calunias e Walter volta a arrumar confusões por prezar pela verdade. Seu superior lhe chama a atenção e aconselha que ele feche os olhos para certos casos, como o acontecido, Walter já não aguenta tantas inverdades, tanta falta de justiça e omissão, por isso decide que vai largar a sua função como homem que busca pela lei e pela justiça.
O velho sapateiro da cidade, seu Maneca, acolhe Tereza com tamanha benevolência e ao presenciar um surto de tristeza e mau- estar de sua hospede descobre que ela era a pessoa que matara o oficial do exército, motivada por uma tentativa de fuga.
A moça hippie descobre que está apaixonada pelo delegado negro, e nota que os momentos com seu amor são mais atraentes e mais alegres do que sua vida de aventuras e liberdade, decide, mesmo sem querer, que é Walter que ela quer e que seu amor é o que lhe traz satisfação.
Walter e Tereza vivem seu amor sem barreiras, cingido pelo preconceito e buscando seus ideais, a justiça e a liberdade de ser o que realmente se é.

 Juntos tentam se libertar dos fantasmas do passado, das decepções vividas, e o que procuram é algo raro e por isso disputado, que causa estranheza para alguns, a felicidade.



Escritor Walmor Santos na 17ª edição do projeto "Autor Presente" (17/08/2012)






Walmor Santos


Walmor Santos nasceu em São João do Sul, SC, em 16.08.1950. Reside em Porto Alegre, RS. É proprietário da WS Editor, uma pequena empresa que se dedica a lançar novos escritores e a levá-los às escolas.


    Laura Guarany é filha de Noel Guarany, grande ícone da música missioneira. Ela é cantora de música missioneira e folclore latino-americano.
    Nascido em Bossoroca — à época distrito de São Luiz Gonzaga -, Noel aprendeu cedo a orgulhar-se desta herança. Este orgulho inscreveria no próprio nome, numa demonstração de sua escolha sobre de que lado iria ficar durante a vida: nascido Noel Borges do Canto Fabrício da Silva, poderia exibir o sobrenome de José Borges do Canto, comandante das tropas portuguesas que conquistaram em definitivo o território missioneiro. Mas preferiu evocar a porção de sangue índio que levava nas veias e chamar-se Noel Guarany.

Grupo Eu Teatro, Tu Teatras?


O grupo Eu Teatro, Tu Teatras? apresentará a peça Além do Arco-íris na parte da tarde e a peça A Lenda do Negrinho do Pastoreio as 19h. O grupo é da cidade de Uruguaiana. Para saber mais e conhecer o grupo acesse os links:
https://www.facebook.com/grupoeuteatrotuteatras2013/timeline
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/uruguaiana/v/grupo-eu-teatro-tu-teatras-participa-do-jornal-do-almoco/2998897/
http://grupoeuteatrotuteatras.blogspot.com.br/



A Lenda do Negrinho do Pastoreio

Laura Guarany

Laura estará presente no dia 12 de setembro as 19:30 na Escola Manoel Viana. O show será gratuito e ao ar livre.



Haverá também praça de alimentação...

O terceirão 2014 e a Oitavona estarão com seus bares vendendo seus deliciosos lanches.





PROJETO AUTOR PRESENTE E CIRANDA MUSICAL

Amanhã, dia 12 de setembro, a Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana está em festa. Festa da arte, da cultura. Na abertura, às 8h, apresentação teatral com o grupo uruguaianense Eu Teatro, Tu Teatras?, em seguida workshop dos alunos sobre as obras do autor deste ano, Lourenço Cazarré. Filmes, vídeos, jogos didáticos, exposição fotográfica e de desenho e teatro farão parte dessa mostra. E tem também a Minifeira do Livro, em sua 2ª edição. Às 11h, visita do autor e editor Walmor Santos, conferindo e a apreciando os trabalhos estudantis. Às 14h, outra peça de teatro com o elenco de Uruguaiana, depois segue o workshop até às 17h. À noite, às 19h, o "portãozinho" da Escola não vai parar: outra peça de teatro, A lenda do Negrinho do Pastoreio, dedicada principalmente ao público adulto, abre o turno. Logo após, worhshop dos educandos e show com Laura Guarany, ao ar livre. E o Terceirão e a Oitavona com produtos gostosos, dando mais alegria aos visitantes.

VISITE-NOS!

Amostra do que será exposto no dia 12 de setembro

Essas fotos são do trabalho de fotos feito pelos alunos Rafaela, Mônica, Maurício e Murilo. Eles fizeram estas imagens representando os personagens do livro Os bons e os justos.

 Teresa, uma jovem hippie.



Teresa e Walter.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Imagem Ilustrando os personagens Walter e Tereza.



Obras de Lourenço Cazarré

Romances e novelas

O Caleidoscópio e a ampulheta, 1982
Os bons e os justos, 2005
Sinfonia dos animais noturnos, 2007
A longa migração do temível tubarão branco, 2008
A misteriosa morte de Miguela de Alcazar, 2009

Livros de Contos

Enfeitiçados todos nós, 1984
Noturnos do amor e da morte, 1989
Ilhados, 2002
A arte excêntrica dos goleiros, 2004
Exercícios espirituais para insônia e incerteza, 2012


Livros infanto-juvenis

Um velho velhaco e seu neto bundão, 1992
Nadando contra a morte, 1998
A guerra do lanche, 1999, Coleção Vaga-lume
Isso não é um filme americano, 2004
" Terror em Tudo Azul " 1999
Devezenquandário de Leila Rosa Canguçu, 2013


Prêmios

Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, romance, O Caleidoscópio e a ampulheta, 1982
Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, contos, Enfeitiçados todos nós, 1984
Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, em 1993
Prêmio Brasília para Livros Juvenis, em 1990
Prêmio Jabuti, literatura infanto-juvenil, Nadando contra a morte, 1998
Prêmio Açorianos, contos, Ilhados, 2002
Concurso Nacional de Dramaturgia da Funarte (regiões Norte e Centro-Oeste), Umas poucas cenas vistas do caos, 2005.
I Concurso de Novela de Curitiba com A longa migração do temível tubarão branco, 2007

PROJETO AUTOR PRESENTE 

A Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana está promovendo mais um encontro literário. Já no 19º ano, o projeto Autor Presente traria o escritor e jornalista Lourenço Cazarré, porém ele não poderá comparecer devido a um problema de saúde. Nascido em Pelotas e radicado em Brasília desde 1977, com mais de 40 títulos publicados e 25 prêmios no currículo, inclusive duas Bienais Nestlé de Literatura , um Prêmio Jabuti e um Prêmio Açorianos, Cazarré, autor de romances, novelas, contos e livros infanto-juvenis, conversaria com alunos do Ensino Fundamental e do Médio Politécnico sobre algumas de suas obras que foram lidas e discutidas por aproximadamente três meses. A Área das Linguagens e suas Tecnologias promove o evento com a participação intensa das Séries Iniciais e Finais do Fundamental. Integrando-se também ao projeto está a Área das Ciências Humanas, buscando assim a prática da interdisciplinaridade. 
Com a ausência do autor, o dia da exposição dos trabalhos terá mudanças nas atrações, onde teremos a visita do escritor Walmor Santos que já foi o "autor do projeto" no ano de 2012 representando Lourenço Cazarré.
Foto: PROJETO AUTOR PRESENTE 
A Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana está promovendo mais um encontro literário. Já no décimo nono ano, o projeto Autor Presente traz, no dia 14 de agosto, o escritor e jornalista Lourenço Cazarré. Nascido em Pelotas e radicado em Brasília desde 1977, com mais de 40 títulos publicados e 25 prêmios no currículo, inclusive duas Bienais Nestlé de Literatura , um Prêmio Jabuti e um Prêmio Açorianos, Cazarré, autor de romances, novelas, contos e livros infanto-juvenis, conversará com alunos do Ensino Fundamental e do Médio Politécnico sobre algumas de suas obras que foram lidas e discutidas por mais de dois meses. A Área das Linguagens e suas Tecnologias promove o evento com a participação intensa das Séries Iniciais e Finais do Fundamental. Integrando-se também ao projeto está a Área das Ciências Humanas, buscando assim a prática da interdisciplinaridade. Um dia antes da visita do escritor, os alunos farão exposição de trabalhos sobre as temáticas dos livros escolhidos neste ano.