quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resumo do livro Os Bons e os Justos - Lourenço Cazarré

Walter é um delegado recém-formado que perante várias confusões exercendo sua função é transferido para a delegacia de uma cidadezinha interiorana. Ao chegar na cidade conhece uma moça que está detida por ter sido flagrada com drogas, esta se chama Tereza, Walter é atraído a sela em que ela está pelo som da flauta que invade seus ouvidos. Ao vê-la aflora dentro de si uma curiosidade em saber de onde aquela moça tão bela havia surgido, porque ela estava ali, qual era a vida que ela tinha?
Tereza é solta e assim, tão subitamente como havia entrado na vida Walter, ela sumiu pela rua vazia que levava a delegacia. Walter começou a procura-la pelas ruas da cidade e pelos bares em que ele, para beber, passou a frequentar. Encontravam-se nas ruas algumas vezes e assim, passaram a viver juntos um amor intenso e marcado por desencontros e preconceitos, pois Walter era um delegado negro e Tereza uma drogada.
Walter viveu grande parte de sua vida em uma comunidade pobre, sua mãe o criou com muito sacrifício e seu pai era alcoólatra, estudou muito e assim conseguiu se formar com êxito em direito. Por sua vez, Tereza viveu desde sua infância com muitas mordomias, porém, o que lhe desagradava eram as exigências de sua mãe para que ela fosse uma senhora da sociedade.
Os dias passam, até que em uma manhã fria, Walter é acordado pelo som das batidas na porta de seu quarto, ao ver quem é percebe que ali estava um dos funcionários da delegacia, este relata que precisam da presença do delegado imediatamente, pois havia ocorrido um crime na cidade. Chegando ao local do crime Walter é informado que o homem, que ali estava debruçado no banco, tinha sido morto durante a noite e que este é um oficial do exército.
Walter reconhece o homem que ali está e diz que ele era um bêbado e preconceituoso, eles tinham se esbarrado em um bar numa noite passada e o oficial tinha o tratado com deboches preconceituosos. Diante das acusações feitas por Walter o comandante do exército diz que as acusações são calunias e Walter volta a arrumar confusões por prezar pela verdade. Seu superior lhe chama a atenção e aconselha que ele feche os olhos para certos casos, como o acontecido, Walter já não aguenta tantas inverdades, tanta falta de justiça e omissão, por isso decide que vai largar a sua função como homem que busca pela lei e pela justiça.
O velho sapateiro da cidade, seu Maneca, acolhe Tereza com tamanha benevolência e ao presenciar um surto de tristeza e mau- estar de sua hospede descobre que ela era a pessoa que matara o oficial do exército, motivada por uma tentativa de fuga.
A moça hippie descobre que está apaixonada pelo delegado negro, e nota que os momentos com seu amor são mais atraentes e mais alegres do que sua vida de aventuras e liberdade, decide, mesmo sem querer, que é Walter que ela quer e que seu amor é o que lhe traz satisfação.
Walter e Tereza vivem seu amor sem barreiras, cingido pelo preconceito e buscando seus ideais, a justiça e a liberdade de ser o que realmente se é.

 Juntos tentam se libertar dos fantasmas do passado, das decepções vividas, e o que procuram é algo raro e por isso disputado, que causa estranheza para alguns, a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário